Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Menor de 18 anos não pode desempenhar trabalho doméstico!

Publicado por Elines Borges
há 4 anos

O artigo , parágrafo único da Lei Complementar 150/2015 (Lei do Empregado Doméstico) proíbe expressamente a contratação de menores de 18 anos para o trabalho doméstico.

Essa proibição encontra respaldo no Decreto 6481/2008 (Por força do artigo , XXXIII da Constituição Federal) que regulamenta a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata a piores formas de trabalho infantil.

Pelo decreto 6481/2008 fica proibido o desempenho de trabalho doméstico para o menor de 18 anos, além de outras atividades igualmente proibidas para menores.

De acordo com o decreto, os jovens nestas atividades estão sujeitos a prováveis riscos ocupacionais como: Esforço físico intenso, isolamento, abuso físico, psicólogo e sexual; longas jornada de trabalho; trabalho noturno, calor, exposição ao fogo, posições antiergonômicas e movimentos repetitivos; tracionamento da coluna vertebral, sobrecarga muscular e queda de níveis, os quais podem comprometer a formação social e psicológica do indivíduo.

IMPORTANTE: O trabalho doméstico não se enquadra na condição de trabalho do Jovem Aprendiz, o qual é permitido para adolescentes a partir dos 16 anos de idade, apenas em situações onde o adolescente não esteja exposto a riscos comprometedores à saúde, à segurança e à moral.

  • Publicações2
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menor-de-18-anos-nao-pode-desempenhar-trabalho-domestico/887980796

Informações relacionadas

TRT/PI condena por trabalho infantil doméstico

Petição Inicial - TRT04 - Ação Empregada Doméstica - Atord

Petição Inicial - TRT02 - Ação Empregada Doméstica em uma Residência - Atsum

Matheus H Mojon, Advogado
Modeloshá 5 anos

Reclamação Trabalhista - Rescisão Indireta

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)